O deputado elogiou a iniciativa e lembrou que a adaptação homenageia uma das obras mais marcantes da literatura brasileira
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou, nesta quinta-feira (3), a importância da adaptação da obra “Os Tambores de São Luís” para os quadrinhos. O lançamento acontece hoje, às 18h, na Casa de Cultura Josué Montello, em São Luís. A iniciativa é do historiador e quadrinista Iramir Araújo, conhecido por transformar clássicos da literatura maranhense em gibis para atrair o público jovem.
Carlos Lula elogiou a iniciativa e lembrou que a adaptação homenageia uma das obras mais marcantes da literatura brasileira, que este ano completa 50 anos de publicação.
“É uma homenagem incrível a uma das maiores obras da nossa literatura. A história de Damião, que vive os dilemas do povo preto em São Luís, faz a gente refletir sobre o passado e o presente da nossa cidade”, disse o deputado.
Além de exaltar a importância da obra original de Josué Montello, Carlos Lula também destacou o valor da versão em quadrinhos como ferramenta para estimular a leitura entre os jovens, principalmente no cenário atual, onde o hábito de ler tem diminuído.
“A juventude está cada vez mais distante dos livros. Mas quadrinhos como esse são uma porta de entrada para o universo da leitura e da cultura maranhense”, comentou.
Proposta para as escolas
Durante seu pronunciamento, Carlos Lula também sugeriu ao Governo do Estado que distribua a versão em quadrinhos de “Os Tambores de São Luís” nas escolas públicas da rede estadual.
“Fica aqui meu pedido: que o Governo do Estado leve essa obra para as nossas escolas. Os alunos precisam conhecer nossa literatura e nossa história”, reforçou.
A adaptação de “Os Tambores de São Luís” se junta a outras obras já transformadas por Iramir Araújo, como “O Mulato”, de Aluísio Azevedo, e “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis — duas referências da literatura maranhense e nacional.
O lançamento da edição em quadrinhos acontece nesta quinta-feira (3), às 18h, na Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, próximo à Praça Deodoro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário